Nesta segunda-feira (21), o socorrista Lucélio Oliveira, conhecido como Helinho, do SAMU de Itapetinga, sofreu um grave acidente enquanto se deslocava pela BA-263, próximo ao povoado de Astério, no município de Firmino Alves. Helinho estava a caminho de Salvador, em missão de transferência de um paciente de alta, quando o incidente ocorreu.
O socorrista foi rapidamente atendido e encaminhado para o Hospital de Base em Vitória da Conquista, onde passou por uma cirurgia de emergência. Segundo o primeiro relatório médico, Helinho foi submetido a uma laparotomia exploratória, procedimento no qual foi identificada uma grande quantidade de sangue na cavidade abdominal, decorrente de lesões severas:
-
Lesão no mesentério;
-
Duas perfurações no íleo distal, com secção total da circunferência de uma alça intestinal;
-
Lesão no sigmoide e cólon.
Durante a cirurgia, foi realizada enterectomia dos segmentos lesionados, além de ileostomia terminal com fístula mucosa (técnica de Mikulicz) e fístula de sigmoide.
Atualmente, Helinho encontra-se em estado delicado. Produziu 600ml de urina — um sinal positivo — e segue sob uso de noradrenalina, com sedação à base de cetamina e fentanil, além de outros fármacos em regime padrão para controle da dor e estabilidade hemodinâmica.
Próximos Cuidados Essenciais:
-
Evitar evolução para injúria renal;
-
Manter a eficiência dos drenos abdominais;
-
Monitorar e estabilizar os sinais vitais;
-
Prevenir a necessidade de nova intervenção cirúrgica.
Toda a comunidade está mobilizada em orações e apoio à recuperação de Helinho, um profissional comprometido e querido por todos que acompanham de perto o trabalho do SAMU.
Seguiremos atualizando o estado de saúde assim que novas informações forem divulgadas.
Postar um comentário
0Comentários