Além do alerta de aumento de temperatura, o Inmet também renovou os alertas para baixa umidade relativa do ar e incluiu um novo de cor vermelha indicando a possibilidade de registros de índices abaixo de 12% em algumas localidades.
Segundo o órgão, uma onda de calor se caracteriza quanto a temperatura fica 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. A previsão é de que o calor continue muito intenso nestas regiões da Bahia pelo menos até a próxima segunda-feira (20), quando devem aumentar as probabilidades de chuva.
Além de danos à saúde, como ressecamento de pele e olhos, problemas respiratórios e desidratação, o calor extremo também representa ricos de incêndios florestais nas áreas castigadas pela seca.
Na Bahia, as temperaturas devem ficar mais elevadas no Extremo-Oeste, Vale São-franciscano e Centro-Sul. As maiores máximas devem ocorrer nas cidades às margens do rio São Francisco, como Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, onde os termômetros podem marcar até 42ºC com o avançar da semana. Em algumas cidades do estado, as temperaturas já ultrapassaram os 40ºC neste domingo (12).
A onda de calor também deve atingir as regiões de Barreias e Guanambi, com máximas na casa dos 40ºC, e até mesmo Vitória da Conquista, cidade conhecida por ser uma das mais frias do Nordeste, onde os termômetros podem marcar mais de 36ºC e atingir marcas históricas.
Postar um comentário
0Comentários