Nos últimos três meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou uma queda significativa em sua popularidade digital: mais de um milhão de seguidores deixaram de acompanhá-lo nas redes sociais. A debandada coincide com uma série de episódios e decisões impopulares que têm desgastado sua imagem, especialmente entre os eleitores de regiões historicamente favoráveis ao PT, como o Norte e o Nordeste.
Entre os fatores que contribuíram para esse cenário estão as declarações polêmicas da primeira-dama Janja, o aumento de impostos como o IOF, os escândalos envolvendo rombos em estatais e, mais recentemente, o impacto negativo de medidas que afetaram aposentados do INSS. A base eleitoral mais fiel começa a demonstrar sinais de insatisfação, o que se reflete nas ruas e, principalmente, nas redes.
Segundo análises de engajamento em suas plataformas oficiais, cerca de 70% dos comentários direcionados a Lula atualmente têm tom negativo — uma mudança drástica em relação ao clima que marcou o início de seu terceiro mandato. Além disso, pesquisas de opinião mais recentes indicam uma queda de intenção de voto em cenários de reeleição, reforçando a perda de apoio popular.
Com um cenário político e econômico cada vez mais desafiador, Lula terá que recalibrar seu discurso e suas ações se quiser reconquistar a confiança de parte do eleitorado que o ajudou a voltar ao Palácio do Planalto.
Postar um comentário
0Comentários