Após seu falecimento em 16 de abril, o sepultamento do Papa Francisco foi realizado neste sábado, 26 de abril de 2025, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, conforme havia solicitado em vida. A cerimônia solene teve início às 5h (horário de Brasília) na Praça de São Pedro, onde uma missa foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re.
Durante os nove dias de vigília e oração na Basílica de São Pedro, fiéis de todo o mundo prestaram suas homenagens ao pontífice. Na cerimônia de sepultamento, estiveram presentes todos os cardeais que participarão do próximo conclave, 250 mil fiéis, além de 130 delegações oficiais, incluindo 50 chefes de Estado e dez monarcas em exercício. Entre as autoridades, confirmaram presença o ex-presidente Donald Trump, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente argentino Javier Milei.
A visitação ao túmulo do Papa Francisco será aberta ao público a partir de domingo, 27 de abril de 2025. Durante o dia, será possível prestar última homenagem pessoalmente na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Francisco completou 12 anos de pontificado — o primeiro e único papa sul-americano — e faleceu aos 88 anos. Ele assumiu o papado em março de 2013, após a histórica renúncia de Bento XVI, deixando um legado marcado pela ênfase na humildade, no diálogo inter-religioso e na defesa dos mais pobres.
Postar um comentário
0Comentários