Quem entregou a declaração do Imposto de Renda 2022 logo nos primeiros dias do prazo de entrega com esperança de receber a restituição nos primeiros lotes e ainda não recebeu nada, pode estar com pendências na declaração.
Quando a declaração fica com pendências significa que ela caiu na malha fina e para sair dessa situação só corrigindo os erros que fizeram com que a declaração ficasse presa.
Um outro motivo que precisa ser lembrado é se, apesar de o contribuinte ter entregue a declaração nos primeiros dias do prazo, acabou fazendo alguma retificação. Nesse caso, a declaração vai para o fim da fila, porque a declaração retificadora substitui completamente a declaração anterior.
Para ter certeza do que está acontecendo com a declaração, é preciso entrar no portal eCAC pelo site: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-virtual.
Para acessar o portal, é possível seguir dois caminhos: criar um código de acesso ou entrar pela conta do portal gov.br.
Para criar um código de acesso, é preciso ter em mãos o CPF, a data de nascimento e o número dos recibos das duas últimas declarações entregues (por exemplo, a declaração de 2022 e 2021).
Confira neste link o passo a passo para criar um código de acesso
Para criar uma conta gov.br, basta clicar no botão “Criar Conta gov.br”, na página inicial, ou baixar o aplicativo gov.br para o seu celular. Ao digitar seu CPF, se não possuir uma conta gov.br, você será direcionado(a) para criar uma.
Em "Meu Imposto de Renda" será possível conferir todas as informações relativas às declarações entregues nos últimos anos.
Acesse o extrato de processamento e verifique se caiu na malha fina e o motivo. Em "Pendências de Malha", é possível saber se há ou não algum problema com sua declaração.
Se a declaração estiver com pendências, aparecerá assim: //R7.


Postar um comentário
0Comentários